Vereador Franklin Nazário realiza sessão solene em homenagem ao dia do maçom

publicado: 01/09/2017 14h03,
última modificação: 01/09/2017 14h20

Ontem (31), foi realizada uma sessão solene, presidida pelo vereador Franklin Nazário, em homenagem ao dia do maçom.

Estiveram presentes, além dos vereadores Raimundo do Foto, Renaldo Lima e Luíz “Besourão”, as lojas maçônicas Estrela do Pajeú, Arquitetos da Paz, Acácia do Sertão e os maçons Edson, Tito Cajueiro, Charles Maia, Josimar e Hélio Chalega.

Em discussão sobre o dia do maçom, o vereador Franklin Nazário não deixou de explanar sobre a importância histórica da maçonaria, citando fatos importantes, como a forte e direta influência dela no processo de independência do Brasil, em 1822. “Segundo relatos históricos, no dia 20 de agosto de 1822, em uma reunião no Rio de Janeiro, entre as lojas maçônicas ‘Comércio e Artes’ e ‘União e Tranquilidade’, depois do discurso do maçom Gonçalves Ledo, foi decidido que o Brasil deveria ser independente. Naquele mesmo ano, o príncipe regente Dom Pedro I proclamou a independência do Brasil.” afirmou.

Representantes dos grupos para-maçônicos “APJ – Núcleo Alfa Frei Caneca” e “DeMolay”, também entraram na discussão, enriquecendo ainda mais a solenidade e os fatos nela discutidos.

O vereador concluiu que foi “positiva e satisfatória a sessão alusiva ao dia do maçom brasileiro” e decidiu que “a Câmara, junto com a maçonaria da nossa cidade, a população e as entidades sociais organizadas, possam fazer um debate político e democrático tratando de assuntos de interesses de todos.” e por fim, muito satisfeito com a solenidade, agradeceu a presença das lojas maçônicas convidadas, aos vereadores presentes e também a participação dos grupos para-maçônicos “APJ – Núcleo Alfa Frei Caneca” e “DeMolay”, que, segundo mesmo, “abrilhantaram a sessão fazendo dela bastante proveitosa”.