Registrando uma solicitação

O Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) da entidade não necessita criar um login. Após informar seus dados e sua solicitação o sistema gera um protocolo que será utilizado para consultas. Caso a manifestação seja uma denúncia, reclamação ou elogio utilize a ouvidoria municipal.

Para registrar uma solicitação é necessário acessar a opção "Solicitações/Fazer Pedido" no menu principal ou a opção ilustrada na figura abaixo:


Figura 1: Ilustração da página inicial com a opção de Registros de Solicitações

Ao selecionar a opção o usuário será redirecionado para página de registro de solicitações e irá preencher os campos com suas informações pessoais em "Coletando seus dados", como ilustrado na imagem abaixo:

Figura 2: Ilustração da página de Registros de Solicitações


Após preencher os campos com suas informações pessoais registre sua solicitação no campo "Coletando sua solicitação", como ilustrado na imagem abaixo:

Figura 3: Área de registro da solicitações


Após preencher todos os campos necessários observe as próximas etapas a serem seguidas e marque a opção "Não sou um robô" e clique em "Enviar", como ilustrado na imagem abaixo:

Após ser finalizado o registro da solicitação o sistema irá mostrar na tela uma mensagem informando o procedimento para consultar a solicitação. Na mensagem o sistema mostra o protocolo que será utilizado para acessar a solicitação futuramente. Além disso, o sistema irá enviar todas essas informações e o protocolo para o endereço de e-mail que foi informado no pedido, como ilustrado na imagem abaixo:

Figura 4: Área de protocolo da solicitações


Consultando uma solicitação

Acesse a página inicial e na área de "Acesse o sistema" (localizado à direita da tela) informe o protocolo que o sistema gerou na sua solicitação e enviou para a sua caixa de e-mail, marque a opção "Não sou um robô" e clice em "Acesso", como ilustrado na imagem abaixo:

Figura 5: Área de acessar as solicitações realizadas

Após isso o sistema irá ser redirecionado para página da solicitação onde o cidadão pode conferir o andamento da mesma ou inserir uma nova mensagem.

Prazos de resposta ao cidadão


O prazo de resposta é de até 20 (vinte) dias, podendo ser prorrogado por mais 10 (dez) dias, garantido por lei, a depender da complexidade. Em caso de prorrogação o sistema irá emitir um alerta para o cidadão tomar ciência do novo prazo.

Figura 5: Área de andamento das solicitações

Pedido presencial

  1. Entre em contato com a unidade física do SIC pertencente ao órgão que irá responder o pedido realizado.
  2. Informe o número de protocolo da solicitação.
  3. O SIC irá informar o status do seu pedido.

Autoridades competentes para o exame do pedido

  1. O presidente do legislativo é responsável pelo exame dos pedidos, podendo também passar pela análise das comissões, em casos de recurso.