Escola Gizelda Simões “inaugura” o Câmara nas Escolas

publicado: 14/11/2018 16h02,
última modificação: 14/11/2018 16h18
O Plenário da Câmara de Vereadores ficou recheado de jovens da Escola Gizelda Simões na manhã desta quarta-feira (14). Os alunos do 8º e 9º ano puderam participar da abertura oficial do Projeto Câmara nas Escolas. Eles foram acompanhados pelas professoras Magda Véras e Rubinês Siqueira. O Projeto visa aproximar os adolescentes com o Poder Legislativo, explicando qual o papel da Câmara e como ela ajuda no desenvolvimento do município.
Estiveram presentes os vereadores Igor Mariano (presidente da casa), Franklin Nazário, Raimundo Argemiro, Raimundo Lima, Augusto Martins, Rubinho do São João, Welington Jk, Cícero Miguel e Luiz Besourão. O vice-prefeito, Alessandro Palmeira, representando o Prefeito José Patriota e o Secretário de Cultura Edygar Santos.
Inicialmente o Presidente saudou os participantes e explicou qual a finalidade do projeto, enfatizando que essa relação entre juventude e Câmara seria primordial para construir gerações mais conscientes sobre o papel do legislativo. Os vereadores Rubinho do São João, Welington JK, Augusto Martins, Luiz Besourão, Sargento Argemiro e Raimundo Lima foram breves em suas falas, mas enfatizaram a importância do projeto estar sendo realizado, parabenizando a Mesa Diretora da Casa e a Secretaria de Educação.
O vice-prefeito Sandrinho falou da satisfação em participar do momento, ressaltando que o poder do povo é que garante a eleição dos seus representantes e frisando que o momento de discussão com a Câmara seria extremamente proveitoso para os alunos, professores e todos os envolvidos no processo de formação política.
De forma objetiva, o Presidente explicou a composição da casa, qual o seu papel, composição e atribuição da Mesa Diretora, os dias em que são realizadas as sessões ordinárias e tramitação de projetos legislativos, incluindo um debate sobre as comissões de finanças e orçamento e justiça e redação final. Logo em seguida a palavra foi facultada aos alunos que puderam se expressar e tirar suas dúvidas quanto aos mais diversos temas debatidos em plenário. O Presidente respondeu de forma individual a cada um e logo após entregou o material didático Câmara nas Escolas.
Para finalizar a visita, os alunos foram conhecer as salas administrativas da Câmara e em seguida conheceram os gabinetes dos vereadores e da presidência. A próxima agenda oficial da casa será logo mais à noite em mais uma sessão ordinária, às 20h, com transmissão nas rádios Pajeú e Afogados FM. A próxima escola que visitará a Câmara será a escola Ana Melo no dia 20/11 às 9h.